quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Alta reserva glicogênio durante os exercicios!


Pedro- Carmo da Cachoeira - MG pergunta: "Prof. André, muito obrigado pelos posts e o blog é muito bom. Pratico Mountain Bike e gostaria de saber o seguinte: lendo algumas revistas, gostaria de saber porque uma alta reserva de glicogênio muscular pode ajudar os atletas de endurance que praticam varias horas de exercicios como eu! "


Por André Yamada,

Olá Pedro. Primeiramente obrigado por estar acompanhando esse blog e pelos elogios. Tenho certeza que o Rogério e eu estamos fazendo o melhor para vocês. É sempre importante mostrarmos o porque das coisas. Muita gente fala que é necessário estoques de glicogênio nos tecidos mas não conseguem transmitir às pessoas quais mecanismos envolvidos. Então espero que eu consiga mostrar um pouco dessa temática. O fígado e o músculo esquelético são os principais tecidos para armazenamento de glicogênio. Sabe-se Pedro que o ATP é a moeda energética do nosso organismo. Então para que ela seja ressintetizada (formada novamente) é preciso que haja disponibilidade de glicogênio. Com o prolongamento do exercício que é o seu caso, as reservas musculares de glicogênio diminuem, e a energia passa a ser utilizada por outros substratos como glicose e ácidos graxos. Assim, caro Pedro não concordo com a afirmação dessas revistas. É claro que estoques de glicogênio são importantes. Ao invés disso quanto mais prolongado for o exercício ocorre uma transferência de predomínio do glicogênio para lipídios e ao mesmo tempo em que os carboidratos são depletados. Até porque vários são os mecanismos que podem influenciar no glicogênio como alterações na insulina, modificação da estrutura molecular do glicogênio, a bomba de cálcio durante a contração muscular. Assim não posso afirmar o porque da importância do glicogênio nos esportes de endurance, mas são necessários mais estudos controlando a intensidade do exercício. Bom treino! Ah, converse com um nutricionista esportivo, o consumo de carboidratos e alguns suplementos podem potencializar os aumentos do glicogênio, ok?
André Katayama Yamada, Formado em Educação Física Bacharelado UNIMEPPerformance Humana. Mestrando em Ciências da Motricidade (Biodinâmicada Motricidade Humana)Linha Fisiologia Endócrino-Metabólica.Laboratório de Nutrição, Metabolismo e Exercício, UNESP-Rio Claro,Campus Bela Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário